quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CASA DE PRAIA

Casas de veraneio fazem parte dos desejos de muitas pessoas ter um recanto para o qual se pode fugir e esquecer temporáriamente dos problemas.
Mansões em condomínios fechados, piscinas com vista para o mar disputando com as areias e águas salgadas do oceano a pouca distância.
Tudo isto permeia a imaginação da maioria das pessoas quando se trata deste assunto, além de serem bombardeados todos os dias com as casas cenários das mais diversas mídias, quem nunca se pegou pensando como é a casa do Charlie Harper de Two and a Half-Men que fica em "MALIBÚ".

Esta realidade já existe a muito tempo para as classes sociais mais ricas; amostra disso  são as ilhas privadas como as de Angra dos Reis, Paraty, etc, aonde milionários podem desfrutar da natureza criada para todos mas que é agora de uso particular.
Mas aos poucos as classes sociais fora do topo desta pirâmide, conseguem consquistar seu imóvel em áreas litorâneas.

Condomínios de apartamentos, condominíos de residências, casas geminadas, e casas comuns de médio porte ou seja construções para os mais diferentes perfís, são na maioria de proprietários que não residem no litoral, frequentando a cidade em alta temporada e feriados.

Obviamente o mercado imobiliário não demorou a perceber e iniciar a especulação deste nicho de mercado.
No litoral sul prédios dominam a orla por kilômetros , com um padrão construtivo que se repete e que em comum existem calçadões, quiosques,palmeiras e ciclovias.

 
Fazendo das economias locais reféns do público flutuante que ocupam as construções vagas e consumindo os estoques e serviços das cidades,sobrecarregando a utilização da infra-estrutura local.

No litoral norte algumas situações se repetem como casas de veraneio para uso em ocasiões de alta temporada e a sobrecarga da infra-estrutura local. Entretanto na paisagem está o fator diferencial que encontramos nos morros de exuberante mata atlântica aonde a ocupação humana por meio de estradas e edificações ficam camufladas no meio das copas das árvores.
Mas mesmo dentro desta imensa massa verde alguns centros comerciais e pequenas estradas que serpenteiam pelo morro acima aonde estão os habitantes locais.

Caso houvesse a permissão dos órgãos devidos, não seria díficil termos não só o solo das áreas paralelas a praia mas também teríamos as águas loteadas afinal aquilo que belo adquire um preço, e o preço gera a posse, e isso acaba por dar o suposto direito de fazer o que bem quiser com sua posse.
Em  ambos os casos o ecossistema sofre com sobrecargas, poluição, e ampliação da massa edilicia. 
Irônia é perceber que toda natureza desejada e alí existente é na mesma proporção evitada. As construções são feitas para oferecer uma vista da natureza, mas não querem estar na natureza pois do contrário não teriamos estradas pavimentadas, áreas de lazer totalmente calçadas ou com um gramado tão natural quanto uma plantação de soja no parque do ibirapuera, desmatam a natureza para construir um belo deck de madeira dando um toque praiano as edificações, ou seja cortar madeira para ter um bom lugar para usar madeira, querer ter uma vista panorâmica da natureza impermeabilizando centenas de metros quadrados do fértil solo que nos deu a sua exuberância "mostra da racionalidade humana".  

Mesmo num espaço que oferece um espaço para completo lazer, ainda se fez necessário adentrar a mata e no espaço dela levar concreto, vidro, cidade e proteção do contato com a natureza pelo paisagismo como nível intermediário.
CASA PROJETADA POR MÁRCIO KOGAN EM PARATY ENQUADRAMENTO DA PAISAGEM              01 ESPAÇO CONSTRUÍDO - 02 PAISAGISMO - 03 MATA ATLÂNTICA
O litoral que foi um dia berço da civilização euro-brasileira, até alcançarem o planalto, aonde o café viria a trazer fôlego a economia brasileira.

Os tempos mudaram mais ainda continuamos com nossas ações impactantes a arranhar nossas serras escarpadas como  carangueijos.

Conte-nos o modo como você entende está necessidade de muitos em conquistar a sua casa na praia ou campo como síntese da prosperidade?


 
 
         

Nenhum comentário: